Arion questiona sobre receitas e despesas da Prefeitura com iluminação pública


A Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou, ontem (11), requerimento de autoria de Arion Nasihgil. Ele questiona a administração municipal sobre as receitas e despesas com iluminação pública no período de 2018 a 2019.

Assim, entre outros dados a Prefeitura deverá informar ao Poder Legislativo: como é calculada a taxa de iluminação pública; qual o valor total arrecadado desde o início do ano passado até agora; quais itens que mais geram despesas na iluminação pública; quem é responsável pela implantação e manutenção do sistema; se a iluminação pública nos anos citados resultou em déficit ou superávit; e, em relação aos anos anteriores, se o valor arrecadado e despendido com iluminação pública tem sido superior ou inferior.

Outro requerimento com pedido de informações trata sobre a utilização, destinação e conservação de cada um dos imóveis, incluindo terrenos, de propriedade do Município inscritos no Cadastro Imobiliário. Deverá ser informado, por exemplo, se o imóvel está vago, qual a sua origem e finalidade.

Conforme Arion, o objetivo é fiscalizar o correto uso das centenas de imóveis dominicais por parte do Município.

De outra parte, em indicação Arion sugere à Prefeitura e ao Saae que instalem geradores de energia elétrica junto aos sistemas de captação e abastecimento de água que atendem os distritos. O objetivo é evitar interrupções no fornecimento durante quedas de energia, o que ocorre com razoável frequência.

Em outra indicação, o vereador propõe que a Prefeitura instale em diversos pontos da sede municipal novas placas indicativas de trânsito, em tamanho adequado, direcionando para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas e para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A finalidade é facilitar o acesso a estes locais – especialmente em situações de emergência, pois por estarem situados fora da área central da cidade, muitos visitantes e munícipes desconhecem a localização exata destas unidades.

Ainda em indicação, esta assinada também por Josoé Pedralli, Arion sugere que a Prefeitura promova melhorias no campinho de futebol localizado nas proximidades da Associação de Moradores do Jardim Alvorada, que se encontra em situação bastante precária. Além de problemas no gramado, alambrado e na iluminação, o campo tem uma única trave, que também está defeituosa e apresenta riscos aos jogadores.

As informações são da assessoria