Marechal: Bairro Augusto II ganha Horta Comunitária


Com o objetivo de levar à mesa da população do bairro Augusto II de Marechal Rondon, uma alimentação saudável, livre de agrotóxicos, incentivando o consumo de verduras, legumes, temperos e chás, foi criado o projeto Horta Comunitária (PHC), mantida por servidores.

Na manhã de terça-feira (12), o prefeito Marcio Rauber, o vice-prefeito Ila, os secretários de Saúde, Marciane Specht, e de Governo, Walmor Mergener, e os vereadores Pedro Rauber, Chico Sauer e Claudinho Köhler, foram conhecer a horta, que fica nos fundos do posto de saúde do bairro.

De acordo com a idealizadora do projeto, a agente comunitária de saúde, Kátia Eisen, “a ideia da horta surgiu em 2017 e, logo consegui apoio de minhas colegas Andiara e Eliane. Assim, levamos a ideia para a enfermeira-chefe Carla, que logo aderiu”, conta.

Kátia lembra ainda, que “o começo foi difícil, mas encaramos a nossa ideia e por meio de doações e até mesmo com dinheiro próprio, compramos mudas, sementes, pneus, etc.”, recorda.

O projeto foi colocado em prática a partir do dia 16 de março de 2018, com a reunião de apresentação do projeto da horta. No dia 19, o espaço começou a ser revitalizado para receber a futura horta, envolvendo os servidores e a comunidade do bairro.

FRUTOS

No último dia 30 de maio, a horta rendeu os primeiros frutos, com a colheita e a doação das verduras, legumes, temperos e chás para famílias do bairro que são cadastradas na unidade de saúde local.

Famílias ainda podem aderir ao projeto e receberem doações, basta se dirigirem até o posto de saúde e deixarem o nome com a responsável Simone (administrativo) ou diretamente com as agentes comunitárias de saúde.

PRÓXIMO PASSO

No próximo dia 19, haverá uma roda de conversa com o nutricionista Rafael Henrich, com o objetivo de levar informações sobre a forma correta de preparar estes alimentos, bem como o uso de temperos na preparação das refeições, para evitar o consumo excessivo de sal.

As informações são da Assessoria de Comunicação